domingo, 28 de junho de 2009





PENSO E PASSO

quando penso

que uma palavra

pode mudar tudo

não fico mudo

MUDO

quando penso

que um passo

descobre um mundo

não paro

PASSO

e assim que

passo e mudo

um novo mundo nasce

na palavra que penso

Alice Ruiz

GESTAR II – MUNICÍPIO DE JURAMENTO/MG

RELATÓRIO DA 4º OFICINA

No dia 20 de junho de 2009, aconteceu a 4º oficina do Gestar II. O enfoque desse estudo foi o relato das experiências das atividades feitas em sala de aula. Além disso, as duas últimas unidades da TP3 foram discutidas fechando o estudo sobre Gêneros e Tipos Textuais.

Antes de dar início às atividades, foi lida uma mensagem de Henfil, cujo título é “A Vida”, para dar ânimo e motivação para o curso. Apesar do entusiasmo que minhas cursistas têm demonstrado pelo Gestar, percebo que o próprio cansaço do cotidiano e as atribulações que o professor tem atualmente, acabam impedindo que aproveitem o curso de modo integral. Por isso, a leitura da mensagem foi pertinente para dar uma injeção de estímulo a elas. Aproveitei o ensejo para falar dos relatórios que estavam pendentes e realçar a importância dos mesmos para o portfólio.

Antes de começarem os relatos sobre as experiências, fizemos uma ampla reflexão sobre as duas unidades finais da TP3. As cursistas revelaram ter gostado muito do material apresentado, consideraram o conteúdo enriquecedor e que esclareceu muitas dúvidas, sobretudo no que diz respeito às caracterizações de gênero e tipo textual e como eles se entrelaçam e se inter-relacionam. A turma é bem participativa, questiona e reflete junto o que faz das oficinas um momento de aprimoramento muito interessante.

Como são poucas as cursistas, foi possível cada uma delas fazer o relato das experiências realizadas em sala. A professora Josiane fez uma abordagem com seus alunos de 9ºano sobre os gêneros textuais. Ela forneceu a eles um material com todas as características dos gêneros e dos tipos, além de muitos textos bem diversificados para trabalhar. O avançando na prática escolhido foi o da seção 1, da unidade 10 que trabalha com análise de diferentes gêneros textuais. Ela dividiu seus alunos em grupos e cada um recebeu uma folha com dois textos que foram analisados segundo a proposta da atividade. A professora comentou que o trabalho foi muito produtivo e foi realizado durante uma semana. Ressaltou ainda que só foi possível uma boa realização porque a turma tem um bom comportamento e quando há disciplina fica bem mais fácil realizar um trabalho eficiente.

As duas outras cursistas, Eliane e Marilene, realizaram a oficina da seção 1, da unidade 9 que trabalha com as biografias e autobiografias. Disseram que foi um trabalho interessante que envolveu antes a entrevista para coleta de informações sobre as pessoas que teriam seus relatos. Algumas produções dos alunos foram lidas e deu para perceber que eles se envolveram nas atividades, pelo menos a maioria deles, e revelaram entendimento das características do gênero biografia e souberam trabalhar as sequências descritivas.

O relato das experiências foi um momento muito rico da oficina e é o grande diferencial dessa capacitação. É o instante em que teoria e prática estão intimamente ligadas de forma concreta e a troca de vivências permite um avanço significativo para a prática pedagógica de todos nós. Anseios, dúvidas, questionamentos, críticas e opiniões são relevantes e nos ajudam mutuamente. Afinal, são nas discussões que nosso trabalho se renova e nossa prática ganha novas dimensões.