GESTAR II/ MUNICÍPIO DE JURAMENTO / MG
RELATÓRIO DA OFICINA 10 DE 07/11/09
No dia 07 de novembro, aconteceu a primeira oficina de avaliação. O intuito dessa oficina foi avaliar formalmente qual a importância do Gestar para o trabalho das cursistas, bem como sua contribuição e influência na comunidade escolar no decorrer desses meses de estudo e aplicação.
Antes de iniciar a avaliação, fiz uma dinâmica com minhas cursistas. Já que são poucas e as conheço há um bom tempo e trabalhamos na mesma escola, foi possível selecionar uma música para cada uma, e dei a elas uma folha com a seguinte pergunta: “Que sentimentos essa canção lhe trouxe?” Como são três, selecionei três músicas: “Bandolins” para Eliane Braga, “Tocando em frente” para Marilene Rodrigues e “Lenha” para Josiane Clarissa. Foi uma espécie de momento de auto-conhecimento, que já deu um pontapé inicial para começarmos a avaliação que tinha um caráter mais reflexivo, analítico. Foi um momento interessante, de desabafos, confidências e consegui encontrar canções que realmente tinham relação com suas vidas e com suas histórias.
Minha experiência como formadora de cursistas que trabalham comigo e que são minhas amigas é singular. Conheço de perto o trabalho que elas desenvolvem na escola, pois participo dele e nem me vejo como uma professora delas, mas sim, como uma colega que divide experiências. Aprendo muito com elas e nesses momentos reflexivos conheço muitas coisas que talvez em outras situações não teria como descobrir.
A seguir, foi distribuída a avaliação, que contemplou 12 questões, as quais se destacam:
1)Como acontece o GESTAR II na sua escola e principalmente na sala de aula?
2 )Fale sobre sua concepção de língua: antes e depois do GESTAR.
3)Comente os conceitos apreendidos nos TP’s estudados.
4)A partir dos conceitos apreendidos, como você aprimorou o planejamento das suas ações pedagógicas?
5)Qual material do GESTARII foi mais útil na sua prática pedagógica? Explicite.
6)Foi preciso fazer adequações do material do GESTAR II para atender às necessidades dos alunos? Quais?
7)Como é a aceitação do GESTAII pelos alunos?
8)Quais foram as dificuldades de leitura mais comuns encontradas nas atividades de seus alunos?
9)Quais as dificuldades de escrita?
10) De que forma você procurou solucionar as dificuldades de leitura e escrita encontradas?
11)Que evoluções você percebeu em seus alunos a partir do GESTAR II?
12) Comente a socialização das práticas pedagógicas nas oficinas.
As questões, de um modo geral, procuram delinear a trajetória do Gestar nas escolas através do trabalho das cursistas. Os Avançando na Prática são a concretização dos estudos, a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas oficinas e nos TPs. E a troca de experiências nas oficinas é um modo de refletir sobre a prática, analisar o que foi proveitoso e o que não foi. É um momento muito importante, que raramente acontece nas escolas devido à própria correria do cotidiano.
Ao socializarem suas respostas, dinâmica que também fazia parte da avaliação, elas foram unânimes com relação ao TP3 que trata dos gêneros textuais. Gostaram muito da abordagem dos gêneros que é feita nele, bem como as atividades propostas. Por sinal, foi o TP mais comentado durante os encontros de formadores, o que a professora Tamar disse que estava mais amarradinho com a proposta e realmente o que particularmente estudamos com mais interesse. Evidentemente, não estamos desvalorizando os outros TPs, longe disso, pois todos contemplam conteúdos interessantes e fundamentais para uma prática realmente significativa.
Foi possível perceber que o Gestar tem contribuído para orientar a prática, mas as cursistas já desenvolviam um trabalho voltado para a criatividade com atividades dinâmicas e que levam os alunos a construírem os conceitos e não apenas a assimilá-los mecanicamente. Nessa perspectiva, o Gestar veio auxiliar ainda mais o trabalho delas que já era bem dinâmico e criativo.
Algumas críticas quanto ao material também foram apontadas, até porque condiz com o objetivo da avaliação. As cursistas apontaram que certas atividades dos TPs contemplam textos e assuntos distantes dos alunos, pois cada região tem suas particularidades, sobretudo, para alunos oriundos de zona rural como é o caso de muitos dos nossos. E se o material é o mesmo para o Brasil todo, é interessante uma revisão nesse sentido porque cada região tem suas características e realidades sociais e econômicas bem diversas, portanto, uma padronização com o mesmo material não seria tão interessante com a proposta tão diversificada do Gestar.
Terminamos a oficina com esse momento de socialização das respostas. Foi bastante significativo como sempre são os relatos de experiências. Foi orientado que elas estudassem o próximo TP que será o 6 para a oficina seguinte.
A experiência da avaliação foi muito relevante, foi uma oportunidade de revermos toda a trajetória e nos preparar para as próximas fases do Gestar.