quarta-feira, 29 de julho de 2009

ENQUETE PARA OS VISITANTES DO MEU BLOG
O que você anda lendo?

Olá, caros visitantes.

Estou fazendo uma enquete para saber como anda a leitura de quem passa por aqui.
Que tal no lugar de postar um comentário você colocar o nome do livro que está lendo e, se possível, suas impressões sobre ele? Vai ser interessante. No momento, estou lendo "A menina que roubava livros". Espero sua contribuição.
Abraços,
Anagrey

GESTAR II – MUNICÍPIO DE JURAMENTO/ MG
RELATÓRIO DA 5º OFICINA


No dia 11 de julho de 2009, foi realizada mais uma oficina do Gestar II com as cursistas de Juramento. Iniciamos a o Caderno de Teoria e Prática 4, que contempla a Leitura e Processos de Escrita, parte I. Muitas foram as questões abordadas a respeito do letramento que é ainda um conceito bastante novo. Os usos da escrita e suas funções nas práticas do cotidiano são o eixo central para se entender o letramento.
Antes de iniciarmos o estudo da TP, foi solicitado às cursistas que escrevessem numa folha os conceitos que elas tinham a respeito de alfabetização, letramento e escolarização. Depois, fizemos a socialização das respostas que foram, a seguir, coladas num cartaz. Essa sondagem inicial foi interessante para traçarmos as diferenças entre esses três conceitos que serão muito debatidos em toda TP4.
É interessante destacar que o cotidiano e as práticas sociais são fundamentais para o exercício da linguagem. São nessas práticas que a linguagem se consolida. Analisamos juntas as atividades e os pontos principais das Unidades 13 e 14. A noção de que o texto e o leitor são criadores de significados, a importância dos objetivos de cada leitura e, sobretudo, dos conhecimentos prévios foram abordados.
A seguir, foram feitos os relatos das experiências com as aplicações dos Avançando na Prática. Uma das professoras fez um interessante trabalho utilizando propagandas em banners, interpretando com os alunos os vários significados das linguagens verbal e não-verbal presentes nos textos, bem como a intencionalidade, os recursos persuasivos e argumentativos.
Reiterei a importância dos relatórios escritos dessas atividades e os memoriais de leitura e de escrita como instrumentos necessários para o portfólio.
No momento da avaliação, foram feitos relatos interessantes de como o Gestar tem contribuído para a formação das cursistas. Uma delas, a professora Marilene, comentou que, mesmo tendo anos de experiência na docência, mais tempo que todas as presentes, inclusive a formadora, tem aprendido muito nas oficinas, as quais têm acrescentado muito à sua prática.
Esse relato foi muito motivador, uma vez que ela já tem quase 20 anos de profissão e, ao contrário de muitos que estão nessa fase, tem um anseio muito grande em adquirir novos conhecimentos.
Infelizmente, sabemos que nem sempre aquele que procura o novo, que quer se manter atualizado e procura manter uma formação continuada é visto de forma positiva. Uma das cursistas mencionou que dentro do próprio ambiente de trabalho encontra resistências pelo fato de fazer o Gestar. O novo, o que vem desamarrar antigas posturas, muitas vezes, é visto com maus olhos e tratado com ironia. Vemos, com isso, que há muito o que se mudar na Educação em nosso país. As mentalidades ainda se encontram fechadas, mesmo diante de uma imensidão de aberturas que o mundo contemporâneo oferece.
No entanto, o nosso papel é justamente tentar abrir pelo menos uma fresta para que as mentes se abram e a Educação em nosso país ganhe um contorno diferente do atual.