terça-feira, 16 de junho de 2009

GESTAR II – MUNICÍPIO DE JURAMENTO/MG

RELATÓRIO DA 3º OFICINA

No dia 06 de junho de 2009, foi realizada a 3º oficina do Gestar em Montes Claros. O enfoque desse encontro foi o início do estudo do Caderno de Teoria e Prática 3, que contempla os Gêneros e Tipos Textuais.

Antes de iniciar os estudos das duas primeiras unidades do caderno, que foram previamente estudadas pelas cursistas em casa, foi feita uma abordagem teórica segundo Luiz Antônio Marcuschi. Baseado no artigo “Gêneros textuais: definição e funcionalidade”, foi distribuído um resumo às cursistas, no qual as principais bases da teoria dos gêneros do referido autor foram explicitadas. Com isso, as alunas puderam estabelecer as diferenças entre gênero e tipo textual, entender as multimodalidades do gênero ( intergenericidade e heterogeneidade tipológica) e ampliar os conceitos acerca da definição de suporte.

Foi uma abordagem muito interessante porque permitiu uma discussão bastante proveitosa acerca do assunto. E, juntas, construímos novas perspectivas diante do vasto território dos gêneros textuais. A intergenericidade e a heterogeneidade tipológica foram pontos, a princípio confusos até mesmo para mim, mas que se tornaram mais claros quando analisamos os exemplos que o material de Marcuschi apresenta. E não apenas os exemplos ajudaram no entendimento, mas a própria participação das cursistas que têm se mostrado muito interessadas e participativas.

Além disso, foi feita uma discussão dos principais pontos trabalhados nas unidades 9 e 10, o eixo temático das seções, os aspectos teóricos levantados nelas, os gêneros selecionados e o que pode ser acrescentado ou explorado em cada atividade. As atividades propostas ao final de cada seção, denominadas “Avançando na Prática”, foram focalizadas porque uma delas será escolhida pelas cursistas a fim de ser trabalhada com seus alunos na sala de aula.

Na aula seguinte, uma das atividades, já proposta às cursistas, será a partilha das experiências vividas ao trabalharem o “Avançando na Prática” escolhido por elas e qual foi o resultado positivo ou negativo que obtiveram com seus alunos. Esse será o ponto diferencial dessa capacitação oferecida pelo Gestar, a teoria vista é acompanhada pela prática no trabalho em sala de aula.

As discussões durante a oficina foram bastante enriquecedoras e possibilitaram novas abordagens sobre o assunto. Várias experiências com os gêneros foram comentadas, pois as cursistas já têm trabalhado com os mesmos, revelando assim, sua preocupação em propiciar aos alunos o conhecimento dos gêneros e suas funções dentro do contexto social.

Um comentário:

Múltiplas Linguagens disse...

Olá, Ana!
Só agora consegui abrir seu blog. Gostei muito, bem discreto, mas com o essencial. Com relação ao material, mande-me um e-mail listando o que lhe interessou, que lhe enviarei.
Edinília