quarta-feira, 28 de outubro de 2009

GESTAR II – MUNICÍPIO DE JURAMENTO/MG

RELATÓRIO DA OFICINA 9 ,DIA 24/10/09

Antes de todas as atividades, tivemos um momento especial no pátio, onde todas as formadoras receberam suas cursistas para homenageá-las pelo dia do professor, no último 15 de outubro. Ao som de uma música instrumental calma e relaxante (músicas do instrumentista Carlos Carty), lemos mensagens especiais que motivam, valorizam e dão ânimo a esse trabalho tão árduo que é ensinar. O ofício de professor carece nos dias atuais de respeitabilidade e valorização. E não apenas no que diz respeito à remuneração, mas também ao reconhecimento de nossos esforços e de nossa representatividade no alicerce da cultura, do saber e do caráter de nossos jovens. Toda homenagem que é feita ao professor é pequena perto da dimensão do seu trabalho e de suas dificuldades.

Após as mensagens, foi distribuída uma “lembrancinha” singela, mas afetuosa que demonstrou nosso respeito e consideração pelas cursistas que são professoras e pesquisadoras, pois o Gestar requer isto: estudo e pesquisa, a fim de propiciar uma prática diferenciadora e eficaz.

Depois desse momento, cada qual se reuniu nas salas com suas formadoras. Inicialmente, tratamos de alguns assuntos de ordem prática como o novo cronograma das oficinas com a previsão até 2010; e procurei ler todo o e-mail enviado pela Secretaria como resposta para algumas reivindicações feitas pelos formadores no curso realizado em Belo Horizonte no mês de agosto. Achamos importante transmitir essas informações às cursistas, pois isso revela uma relação de transparência e parceria entre nós.

Trabalhamos os principais pontos das unidades 19 e 20,do TP5, que tratam da coesão e das relações lógicas no texto. Os aspectos ligados aos elos coesivos, à progressão textual foram destacados.

Tenho percebido, no entanto, que as cursistas andam mais cansadas, o que é natural por estarmos no final do ano e, geralmente, muito serviço se acumula. E se torna difícil conciliar as atividades do trabalho com os estudos. Mas ainda resta ânimo para prosseguir no curso e isso é muito válido. Percebo que o Gestar tem trazido bons resultados e melhorias para a prática delas.

A seguir, foram feitas algumas orientações a respeito do projeto, foi distribuído um resumo das partes que devem compor seu esqueleto, e cada passo foi discutido. Em plantão anterior, as cursistas já esboçaram as idéias e delimitaram o tema que será relacionado aos Gêneros Textuais. Como trabalham na mesma localidade será feito um projeto em comum e terei minha contribuição nele também, já que atuo na mesma escola, o que facilita muito o contato com as cursistas e posso acompanhá-las de perto.

Foram dadas as orientações finais acerca da próxima oficina e terminamos com alguns pontos do projeto bem adiantados.

Nenhum comentário: