GESTAR II – MUNICÍPIO DE JURAMENTO/MG
RELATÓRIO DA OFICINA 9 ,DIA 24/10/09
Antes de todas as atividades, tivemos um momento especial no pátio, onde todas as formadoras receberam suas cursistas para homenageá-las pelo dia do professor, no último 15 de outubro. Ao som de uma música instrumental calma e relaxante (músicas do instrumentista Carlos Carty), lemos mensagens especiais que motivam, valorizam e dão ânimo a esse trabalho tão árduo que é ensinar. O ofício de professor carece nos dias atuais de respeitabilidade e valorização. E não apenas no que diz respeito à remuneração, mas também ao reconhecimento de nossos esforços e de nossa representatividade no alicerce da cultura, do saber e do caráter de nossos jovens. Toda homenagem que é feita ao professor é pequena perto da dimensão do seu trabalho e de suas dificuldades.
Após as mensagens, foi distribuída uma “lembrancinha” singela, mas afetuosa que demonstrou nosso respeito e consideração pelas cursistas que são professoras e pesquisadoras, pois o Gestar requer isto: estudo e pesquisa, a fim de propiciar uma prática diferenciadora e eficaz.
Depois desse momento, cada qual se reuniu nas salas com suas formadoras. Inicialmente, tratamos de alguns assuntos de ordem prática como o novo cronograma das oficinas com a previsão até 2010; e procurei ler todo o e-mail enviado pela Secretaria como resposta para algumas reivindicações feitas pelos formadores no curso realizado
Trabalhamos os principais pontos das unidades 19 e 20,do TP5, que tratam da coesão e das relações lógicas no texto. Os aspectos ligados aos elos coesivos, à progressão textual foram destacados.
Tenho percebido, no entanto, que as cursistas andam mais cansadas, o que é natural por estarmos no final do ano e, geralmente, muito serviço se acumula. E se torna difícil conciliar as atividades do trabalho com os estudos. Mas ainda resta ânimo para prosseguir no curso e isso é muito válido. Percebo que o Gestar tem trazido bons resultados e melhorias para a prática delas.
A seguir, foram feitas algumas orientações a respeito do projeto, foi distribuído um resumo das partes que devem compor seu esqueleto, e cada passo foi discutido. Em plantão anterior, as cursistas já esboçaram as idéias e delimitaram o tema que será relacionado aos Gêneros Textuais. Como trabalham na mesma localidade será feito um projeto em comum e terei minha contribuição nele também, já que atuo na mesma escola, o que facilita muito o contato com as cursistas e posso acompanhá-las de perto.
Foram dadas as orientações finais acerca da próxima oficina e terminamos com alguns pontos do projeto bem adiantados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário