GESTAR II - MUNICÍPIO DE JURAMENTO/MG
RELATÓRIO DA OFICINA DE 27/02/10
RELATÓRIO DA OFICINA DE 27/02/10
No dia 27 de fevereiro de 2010, foi realizada na E.E. Gonçalves Chaves a primeira oficina Gestar do ano. No planejamento prévio, entre as formadoras, ficou decidido que a oficina seria coletiva, na qual as formadoras direcionariam as atividades com todas as turmas de Língua Portuguesa, trabalhando em equipe. Foi uma oportunidade de misturar experiências entre as cursistas para tornar a interação ainda mais rica.
Como era uma oficina livre, selecionamos o tema foi a organização do planejamento de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental, assunto bastante oportuno no momento, uma vez que é nesta fase do ano que as escolas exigem a entrega do planejamento anual a fim de que o serviço pedagógico possa acompanhar o trabalho dos professores. Nesse sentido, um planejamento discutido com vários profissionais da área é sempre uma boa chance de agregar conhecimento, informações e ideias.
No início do encontro, as cursistas foram recebidas no pátio para uma acolhida. Um valioso texto de Rubem Alves, autor de grande referência na Educação, intitulado "A caixa de brinquedos", foi lido e a partir dele foi feita uma breve reflexão. O texto faz um questionamento interessante sobre o que realmente ensinamos aos nossos alunos. Será que só ferramentas? Ou será que o prazer, o deleite não servem para nada? Na sequência, foi oferecido um café da manhã às cursistas para inciarmos, a seguir, os trabalhos.
Foi feita uma sucinta explanação acerca da importância do planejamento. Muitos professores veem o planejamento como algo enfadonho que todo ano precisa ser feito, como se fosse um peso. Mas na verdade, tudo que fazemos, desde uma lista de compras antes de ir ao supermercado, requer um planejamento, do que precisamos, do dinheiro que temos para poder gastar. Mais elaborado ainda é o trabalho em sala de aula que necessita de um planejamento articulado com a realidade dos alunos e com as habilidades que ele precisa de fato aprender.
A partir de então, os grupos foram divididos de acordo com os 4 anos do Ensino Fundamental e cada grupo fez seu planejamento conforme o ano destinado a sua equipe, tendo como parâmetros o CBC, os temas e metodologias do Gestar, além do auxílio dos programas dos livros didáticos.
Na programação inicial, a atividade culminaria na socialização das discussões e dos planos construídos em conjunto para toda a turma. No entanto, como as discussões demandaram um tempo acima do esperado, por solicitação das próprias cursistas, esse momento foi adiado para o próximo encontro que será no dia 13 de março.
Foram passadas as instruções para a próxima oficina, além de todo o cronograma até o final do curso, destacando o fato de que muitas oficinas terão duração de 8 horas devido ao prazo limite estipulado pela secretaria de educação. Ficou acordado o estudo do TP1 e suas duas primeiras unidades, bem como a aplicação do Avançando na Prática correspondente a elas.
Levando-se em conta que as discussões ultrapassaram o tempo estimado para atividade e que, além disso, o tema despertou bastante interesse, ainda na explanação, é possível concluir que a oficina foi bem proveitosa. E, por que não dizer, prática, uma vez que o planejamento é exigido em todas as escolas neste período do ano e sempre surgem dúvidas quanto a ele, então, uma elaboração em grupo é muito mais rica e articulada.
Como era uma oficina livre, selecionamos o tema foi a organização do planejamento de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental, assunto bastante oportuno no momento, uma vez que é nesta fase do ano que as escolas exigem a entrega do planejamento anual a fim de que o serviço pedagógico possa acompanhar o trabalho dos professores. Nesse sentido, um planejamento discutido com vários profissionais da área é sempre uma boa chance de agregar conhecimento, informações e ideias.
No início do encontro, as cursistas foram recebidas no pátio para uma acolhida. Um valioso texto de Rubem Alves, autor de grande referência na Educação, intitulado "A caixa de brinquedos", foi lido e a partir dele foi feita uma breve reflexão. O texto faz um questionamento interessante sobre o que realmente ensinamos aos nossos alunos. Será que só ferramentas? Ou será que o prazer, o deleite não servem para nada? Na sequência, foi oferecido um café da manhã às cursistas para inciarmos, a seguir, os trabalhos.
Foi feita uma sucinta explanação acerca da importância do planejamento. Muitos professores veem o planejamento como algo enfadonho que todo ano precisa ser feito, como se fosse um peso. Mas na verdade, tudo que fazemos, desde uma lista de compras antes de ir ao supermercado, requer um planejamento, do que precisamos, do dinheiro que temos para poder gastar. Mais elaborado ainda é o trabalho em sala de aula que necessita de um planejamento articulado com a realidade dos alunos e com as habilidades que ele precisa de fato aprender.
A partir de então, os grupos foram divididos de acordo com os 4 anos do Ensino Fundamental e cada grupo fez seu planejamento conforme o ano destinado a sua equipe, tendo como parâmetros o CBC, os temas e metodologias do Gestar, além do auxílio dos programas dos livros didáticos.
Na programação inicial, a atividade culminaria na socialização das discussões e dos planos construídos em conjunto para toda a turma. No entanto, como as discussões demandaram um tempo acima do esperado, por solicitação das próprias cursistas, esse momento foi adiado para o próximo encontro que será no dia 13 de março.
Foram passadas as instruções para a próxima oficina, além de todo o cronograma até o final do curso, destacando o fato de que muitas oficinas terão duração de 8 horas devido ao prazo limite estipulado pela secretaria de educação. Ficou acordado o estudo do TP1 e suas duas primeiras unidades, bem como a aplicação do Avançando na Prática correspondente a elas.
Levando-se em conta que as discussões ultrapassaram o tempo estimado para atividade e que, além disso, o tema despertou bastante interesse, ainda na explanação, é possível concluir que a oficina foi bem proveitosa. E, por que não dizer, prática, uma vez que o planejamento é exigido em todas as escolas neste período do ano e sempre surgem dúvidas quanto a ele, então, uma elaboração em grupo é muito mais rica e articulada.
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